Hospital de Base

Hospital de Base faz exames preventivos de câncer de pele no sábado, 26 de novembro

No dia 26 de novembro, de 9h às 15h, 127 postos de saúde de 25 estados brasileiros farão o atendimento gratuito, diagnóstico e tratamento do câncer da pele. Em Rio Preto a ação será na Praça Dom José Marcondes, centro, envolvendo cerca de 30 estudantes da Liga de Dermatologia da Famerp, médicos residentes do Serviço de Dermatologia do  Hospital de Base e professores da instituição. A campanha tem sido realizada anualmente na cidade desde 1999 e a cidade se destaca por diagnosticar mais casos de câncer de pele do que a média nacional. Em 2015, das mais de 20 mil pessoas atendidas no Brasil, 13,28% (2.651) apresentaram lesões de câncer na pele. Em Rio Preto, das 411 pessoas examinadas, 17,03% (70) atinham lesões e foram encaminhadas para tratamento.

As pessoas com idade entre 51 a 60 anos foram as que apresentaram maior incidência de lesões, seguidas pelas idades entre 61 e 84 anos. “São pessoas que agora sentem o efeito cumulativo dos raios solares a que foram expostas no decorrer dos anos de vida”, afirma o Dr. João Roberto Antônio, Coordenador Regional da Campanha e Chefe da Dermatologia do Hospital de Base e da Famerp.

Outro fator que chamou a atenção é o alto número de pessoas que não fazem a prevenção.  Das 411 pessoas atendidas, mais de 70% (292) declararam que se expõe ao sol sem proteção. Ainda segundo o coordenador regional da campanha, a falta de cuidado, a alta incidência de raios solares e a predominância da raça branca na região, com descendentes de imigrantes europeus, contribuem para os altos números de câncer de pele.

A exposição excessiva ao sol é o principal fator desencadeante da doença. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele responde por 25% dos diagnósticos de câncer no Brasil. “O tipo mais comum é o não melanoma. Apesar da alta incidência, possui baixa letalidade e pode ser curado sem grandes dificuldades se detectado precocemente. Por isso a importância em orientar toda a população em relação aos cuidados com a saúde e proteção da pele. Se houver qualquer sinal, pinta ou mancha suspeita, é preciso procurar imediatamente um dermatologista\", afirma Dr. João Roberto.

Campanha Nacional

No Brasil, o  Dia C vai mobilizar cerca de 3 mil dermatologistas, que irão realizar, gratuitamente, exames preventivos e encaminhar as pessoas com lesões suspeitas para tratamento. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam assistidas durante a mobilização.

A ação antecipa o #Dezembro Laranja, mês de combate ao câncer da pele, e visa disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução dos casos da doença.

“O Dia C é um dia de voluntariado no qual queremos mostrar que a identificação precoce do câncer na pele evita danos ou mutilações mais profundas. É importante, também, reforçar a importância de usar o protetor solar durante todos os dias do ano, independentemente da estação. A atitude preventiva ao câncer da pele deve ser diária, uma atitude de responsabilidade”, afirma o dermatologista Emerson Lima, coordenador Geral da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Histórico

A edição de 2015 registrou a presença de mais de 3 mil dermatologistas voluntários de 23 estados e de uma procura significativa da população. Cerca de 20 mil pessoas tiveram atendimento gratuito, e 13,28% (2.651) delas apresentaram lesões de câncer na pele, sendo encaminhadas para tratamento.

Desde a sua implementação, em 1999, a campanha da SBD já atingiu 538.687 pessoas. No dia 5 de dezembro de 2009, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records por ter promovido a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.

 

SERVIÇO

 

Dia C – Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele

Dia: 26 de Novembro de 2016

Horário: 9h às 15h

Local: Praça Dom José Marcondes – São José do Rio Preto

(em frente a Catedral)

Atendimento gratuito

55 (17) 3308 2718 / 55 (17) 3308 2443 / 55 (17) 3217 1649
intermidia@intermidiariopreto.com.br
São José do Rio Preto – SP
Todos direitos reservados à Intermidia Comunicação.
Criação de Sites: