Hospital de Base

Projeto Funfarme Verde planta 69 árvores, de 17 tipos diferentes, para melhorar o meio ambiente para pacientes, acompanhantes, colaboradores e estudantes

No dia 19 de dezembro, sábado, os filhos de colaboradores da Fundação Faculdade Medicina de Rio Preto, Funfarme, plantaram 69 mudas em diferentes áreas do complexo. A ação chega a sua segunda etapa e encerra o Projeto Funfarme Verde que prevê melhorias na parte ambiental da Fundação.

Uma pesquisa feita no Reino Unido para o NSW Public Health Bulletin , de 2012, mostra tristes resultados nos quais as instituições de saúde pouco, ou nada, se envolvem em trabalhos de sustentabilidade ambiental. Na contramão, a Fundação fecha o ano com grande projeto na área.
“Nós, que lutamos todos os dias pela vida, hoje, plantamos vida com estas árvores. A natureza é o melhor exemplo disso. Além do mias, isto fica como exemplo para nossas futuras gerações e de incentivo para sociedade e outras empresas, já que um ambiente saudável é fundamental para nossa existência, tanto pela sua relação com a qualidade do ar, como pela normalização da temperatura e sustentabilidade da fauna e flora de onde vivemos”, abriu o evento, Dr. Horácio José Ramalho, diretor executivo da Funfarme.
Olávo de Castro Cetrone, marceneiro na instituição, trouxe a esposa Sara e o filho Davi para participarem da ação. “É uma satisfação poder trazer seu filho para plantar uma árvore no seu local de trabalho. Quem hoje em dia promove isto e ainda permite trazer os familiares? Que o gesto sirva de exemplo a todos“, disse o marceneiro.
O projeto começou a ser pensado há dois anos quando um mapeamento de toda área e um inventário de quais e quantas árvores a instituição possuía foi estabelecido. O estudo, feito pela Hotelaria, Engenharia Civil, Recursos Humanos, empresa especializada em arborização e Secretaria do Meio Ambiente, levou em consideração a irrigação, o solo, a diversidade e a saúde das plantas. “Queríamos assegurar um plantio estratégico, considerando as melhores espécies e os melhores locais para se plantar. Chegamos a nove áreas distintas e 17 tipos de árvores nativas e urbanas, além da garantia de que elas não poderão ser retiradas”, explica a engenheira civil da instituição, Maria José Zeituni.
Atualmente, o complexo tem 263 árvores, em sua maioria Oitis (160). Com os plantios das novas mudas, o número de árvores na Fundação aumentou em 25% do total já existente. Além disso, das 17 espécies plantadas, 12 delas são novas no sistema ambiental da Fundação.
Ainda como parte do planejamento, o pós-plantio também será supervisionado. O melhor tipo de irrigação foi escolhido por técnicos e, a partir da ação de sábado, colaboradores da instituição se voluntariaram para monitorar as áreas. “Eles serão responsáveis pelo acionamento do sistema que irá regar as plantas diariamente. Mensalmente a manutenção de jardinagem cuidará de todo processo técnico para suprir as necessidades das árvores, garantindo o bom desenvolvimento das plantas e o sucesso do projeto”, diz Silvia Kawata, Coordenadora de Hotelaria Funfarme.

 

55 (17) 3308 2718 / 55 (17) 3308 2443 / 55 (17) 3217 1649
intermidia@intermidiariopreto.com.br
São José do Rio Preto – SP
Todos direitos reservados à Intermidia Comunicação.
Criação de Sites: