Sheila Diniz

Sonolência e direção: uma combinação muito perigosa

Todos nós sabemos que uma boa noite de sono é fundamental para nossa saúde e bem-estar. Os benefícios dessas valiosas horas de repouso são inúmeros: boa memória e capacidade de concentração, bom funcionamento do organismo como um todo, disposição, entre outros. O que a maioria das pessoas não sabe, ou não dá a devida importância, são os malefícios provocados pela falta de um sono reparador, especialmente a dificuldade de concentração e atenção na hora de dirigir.

 

De acordo com estudos recentes, sono e fadiga são responsáveis por 60% dos acidentes de trânsito, número superior aos acidentes por embriaguez (cerca de 30%). As estatísticas também apontam que 35% dos condutores afirmam ter sonolência excessiva e 10% sofrem de distúrbios do sono, especialmente apneia obstrutiva do sono, que prejudica o descanso do indivíduo e compromete a qualidade de vida, causando sonolência diurna. “O ronco e a apneia são inimigos da saúde. A má qualidade do sono causada por esses distúrbios diminui a concentração, prejudicando o estado de vigília fundamental na condução de um veículo. Quem dirige com sono tem grandes chances de cochilar ao volante, colocando em risco a própria vida, a dos passageiros e dos transeuntes”, afirma Dra. Sheila Diniz, cirurgiã dentista pioneira no tratamento de distúrbios do sono.

 

Felizmente, distúrbios do sono têm solução. O indivíduo que sofre com problemas como ronco e apneia do sono pode contar com o tratamento menos invasivo e acessível existente: o aparelho intra-oral. Confeccionado em material flexível, o aparelho é moldado de acordo com o paciente e utilizado somente na hora de dormir eliminando, gradativamente, o incômodo barulho do ronco. Para checar a eficácia do produto, são realizados periodicamente exames de polissonografia, sempre acompanhados por um profissional especializado. “Os índices de sucesso do tratamento são altíssimos. O acompanhamento de cada caso comprova a melhora da qualidade do sono e de vida sentidas pelo paciente no seu cotidiano. Em meu consultório recebo relatos de que, após o tratamento, o indivíduo sente-se mais disposto no trabalho, mais atento no trânsito, menos estressado e com mais vitalidade”, conclui Dra. Sheila.

 

Serviço: Dra. Sheila Diniz - Especialista em Distúrbios do Sono
www.sheiladiniz.com.br
sheilamdiniz@hotmail.com

55 (17) 3308 2718 / 55 (17) 3308 2443 / 55 (17) 3217 1649
intermidia@intermidiariopreto.com.br
São José do Rio Preto – SP
Todos direitos reservados à Intermidia Comunicação.
Criação de Sites: