Hospital da Criança e Maternidade

Presidente da Fundação Children\s Heart Link visita Hospital da Criança e Maternidade e faz balanço de parceria de 5 anos

A diretoria da Fundação Childrens Heart Link, organização mundial que reúne instituições de vários países para intercâmbio em cirurgia cardíaca infantil, esteve nesta sexta-feira (3 de outubro) no Hospital da Criança Maternidade (HCM) para fazer um balanço dos cinco anos de parceria que mantém com a Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina e o hospital.
A Funfarme é a única instituição da América Latina parceira deste programa que integra grandes instituições americanas, como Universidades de Harvard e Stanford, com 11 centros médicos do Brasil, Índia, China, Malásia, Vietnã e Ucrânia. O intercâmbio, firmado com a Funfarme em 2009, visa promover o conhecimento científico e aprimorar as técnicas cirúrgicas e os procedimentos pré e pós cirúrgicos entre os profissionais de todas as instituições envolvidas.
Durante a manhã desta sexta-feira, a presidente da fundação, Jennifer Soderholm, e o coordenador do programa de intercâmbio para o Brasil, Andreas Tsakistos, acompanhados da equipe de cardiologia e cirurgia cardíaca pediátrica do HCM, reuniram-se com Dr. Horácio José Ramalho, diretor-executivo da Funfarme.
Desde então, médicos, enfermeiros e outros profissionais do complexo hospitalar da Funfarme passam semanas em centros médicos americanos ou recebem os colegas em Rio Preto para o mesmo período.
O conhecimento resultante da parceria é compartilhado com outras instituições de saúde de todo o mundo. Todos os procedimentos realizados pelo Serviço de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica da Funfarme/HCM são catalogados pela Children’s Heart Link e enviados para a universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e ficam à disposição de médicos do mundo inteiro que queiram acessar o prontuário para salvar vidas com o mesmo problema.
A Fundação Children’s Heart Link escolheu a Funfarme / Hospital de Base / Hospital da Criança e Maternidade como parceira no Brasil por ser instituição referência no Brasil em cirurgia cardíaca infantil.
Nos últimos 13 anos, a equipe do complexo Funfarme salvou mais de 3.600 crianças, sendo mais de 360 de outros Estados.
A comunicação interventricular (CIV), defeito congênito entre as câmaras do coração responsáveis pelo bombeamento de sangue, é o principal motivo que leva às crianças à cirurgia no Serviço do HCM, respondendo por cerca de 20% das cirurgias.
Entre os principais problemas do coração corrigidos devido a desvios do lado esquerdo para o direito do órgão estão a Persistência do Canal Arterial (PCA), quando o coração não consegue mandar o sangue para o pulmão, que se encarrega de colocar oxigênio, e falha na comunicação intra-atrial (CIA), que permite a passagem do sangue do lado esquerdo para o lado direito. Ambos respondem por 10% das cirurgias. Há doenças ainda mais graves que apresentam coloração azulada da pele e mucosas provocada por baixa oxigenação do sangue, Esses defeitos correspondem a 10% dos procedimentos.

55 (17) 3308 2718 / 55 (17) 3308 2443 / 55 (17) 3217 1649
intermidia@intermidiariopreto.com.br
São José do Rio Preto – SP
Todos direitos reservados à Intermidia Comunicação.
Criação de Sites: