Hospital da Criança e Maternidade

Hospital da Criança e Maternidade realiza cirurgia em que osso é retirado para se eliminar tumor cancerígeno e recolocado

O Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto realizou, no dia 17 de novembro, pela primeira vez em Rio Preto, técnica cirúrgica moderna para eliminar tumor no fêmur de uma criança de 6 anos, na qual o pedaço do osso foi cortado, o tumor eliminado em nitrogênio líquido a menos de 100 graus centígrados e o osso recolocado. A cirurgia durou 5 horas e meia.
A vantagem desta cirurgia é o paciente poder receber o tecido ósseo de volta, o que evita a possibilidade de rejeição. "A condição, no entanto, é o osso estar em perfeito estado, do contrário, não é possível adotar esta técnica", ressalta Dr. Osvaldo De Conti, chefe da Disciplina de Ortopedia da Famerp e integrante da equipe de cirurgia oncológica pediátrica do HCM.
No procedimento, que envolveu nove profissionais de várias áreas, os cirurgiões cortaram o pedaço da região superior do fêmur onde o tumor cancerígeno estava localizado. O osso foi colocado numa bacia metálica com nitrogênio líquido a menos de 100 graus centígrados, onde permaneceu por cerca de 30 minutos. As células cancerígenas não resistem à temperatura e foram destruídas, ao contrário da estrutura óssea, que se manteve intacta, preservada. Os cirurgiões recolocaram o osso e o fixaram ao fêmur, com o auxílio de duas placas de titânio, aparafusadas, uma de cada lado do osso.
Há três meses, a menina estava em tratamento quimioterápico, o qual irá voltar a fazer, três a quatro meses depois da cirurgia. A continuidade da quimioterapia é necessária, segundo Dr. Valter Penna, ortopedista da equipe do HCM, porque o procedimento cirúrgico somente tem o efeito de eliminar o tumor cancerígeno. "As chances de a paciente voltar a ter o câncer existem, portanto, é necessário manter o tratamento", afirma.
A técnica cirúrgica foi desenvolvida, há cerca de 20 anos, pelo ortopedista Hiroaki Tsuchiyoa, da Universidade de Tóquio, e foi realizada em vários centros médicos brasileiros. O Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto passa a realizá-la também por contar com equipe e infraestrutura adequadas a este procedimento. "É uma cirurgia que requer muitos profissionais, cirurgiões habilitados e uma sala cirúrgica ampla", explica Dr. De Conti.

55 (17) 3308 2718 / 55 (17) 3308 2443 / 55 (17) 3217 1649
intermidia@intermidiariopreto.com.br
São José do Rio Preto – SP
Todos direitos reservados à Intermidia Comunicação.
Criação de Sites: